14/03/2018

De sobremaneira, Senhor Eurodeputado?!

https://www.publico.pt/autor/paulo-rangel

     Enquanto a tempestade Gisele fustigava as vidraças das janelas da minha sala, batendo forte, fortemente, como quem chamava por mim, sugerindo-me o inelutável conforto de uma lareira quentinha, resolvi ligar o meu Tablet (de marca branca) e aceder ao jornal “O Público” digital. Logo me deparei com um pequeno artigo de opinião escrito pelo eurodeputado Paulo Rangel, datado de 10 de outubro de 2017 (já ressesso, portanto), cujas “gordas” exibiam este título:
     “Catalunha: nem só de pão legal e razão formal vive o homem”.
     Não é que goste particularmente da prosa saída da sua mão, mas o tema interessava-me. Logo no primeiro ponto, a minha deformação profissional depressa me levou a abandonar o conteúdo do artigo para fazer centrar a minha atenção no material linguístico do mesmo. Constava assim:
     […]
     1. Há duas semanas chamei aqui a atenção para a ênfase que tem sido dada aos aspectos jurídicos de natureza constitucional e legal e agora até, mesmo de direito internacional. Choca-me de sobremaneira que observadores com responsabilidades continuem a centrar o debate nas questões jurídicas e constitucionais.
     […]
     Percebi que o conceituado político estava chocado com a atitude de certos observadores responsáveis que, sobre a matéria em causa, insistiam em centrar o foco nas questões jurídicas e constitucionais.
     Mas também percebi que Paulo Rangel não sabe usar o advérbio “sobremaneira”.
    Quando, por questões de modalização textual, um verbo (ou forma verbal, no caso) ocorre sucedido por um advérbio, o uso de proposições entre eles revela-se desnecessário. O segundo assume a adjacência verbal com a naturalidade linguística que lhe é conferida pelo seu estatuto etimológico. Adverbium é aquele que se aproxima do verbo; que vai ao encontro deste; que tende para ele.
     Daí que, senhor eurodeputado, o que quer dizer é que o choca sobremaneira o debate centrado nas questões jurídicas e constitucionais no que à Catalunha diz respeito. Seguramente que ninguém, para além do senhor, se sinta chocado de sobremaneira com tal atitude.

Sem comentários:

Enviar um comentário