12/06/2016

Língua-de-trapos 2




A Seleção Portuguesa entrou em campo e todos nós (gostemos ou não de futebol) estamos com ela. Queremos ser campeões europeus e não pouparemos na “torcida” para alcançar esse objetivo.
Até aqui, tudo bem, não fosse o vídeo promocional deste desiderato desportivo “borrar” a manta toda com dois disparates linguísticos num só texto. Ora, leiamos o dito:


«Às vezes penso: o que falta? O que é que falta? Por que é que ainda não chegámos lá? Já estivemos perto, muito perto, mas ainda não ganhámos. Se calhar, não chegam onze. São preciso onze milhões, onze milhões de portugueses em campo; do primeiro ao último minuto; do jogo de abertura ao jogo da final; com uma só vontade. Se este é o sonho que todos temos, a voz que se ouvirá em campo será, também, a de todos. Porque neste Europeu temos de ser os melhores do mundo».

Resumindo:
1 – Não «são preciso onze milhões». São precisos onze milhões;
2 – Para sermos campeões europeus, «não temos de ser os melhores do mundo». Basta que sejamos os melhores da Europa.

Ó senhores responsáveis pela comunicação da Federação Portuguesa de Futebol, com tantos professores de Português no desemprego, por que não contratar um deles, para que pontapés destes na gramática e na coerência textual não nos agridam a saudável mente?
Cristiano, tu não tens culpa. Apenas leste o que te deram a ler. Aliás, o teu talento está no tratamento da bola com mestria. Tudo o resto não é da tua responsabilidade.


Não havia necessidade. Arre!

Nota: hoje, voltei a ver o vídeo e constatei que já foi corrigido o erro de concordância. Menos mal (13/06/2016).

2 comentários:

  1. Tenho que admitir que não estive atenta ao "Português" do vídeo promocional. Pensei apenas que durante o europeu, o nosso povo, que luta por "um país de luz perfeita e clara", iria "esquecer" os inúmeros problemas sociais que diariamente afetam a vida de todos. Por isso mesmo, é que precisamos de jogadores em campo como o Ronaldo, para que sejamos os melhores da Europa e PROFESSORES de Português como tu, que alertem distraídos como eu.


    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Inês.
    Quanto ao Cristiano, partilho da tua opinião. O país precisa de um alento. Já fomos os melhores navegadores do mundo. Agora, no meio de tanto sofrimento social, resta-nos o melhor futebolista do planeta para nos dar algumas alegrias.

    ResponderEliminar