21/08/2015

Bernardim Ribeiro - Panegírico à Mulher


Falar em Bernardim é entrar num universo de mistério, desde logo, devido à ausência de certezas biográficas a seu respeito. O arcano adensa-se mais ainda com a leitura da sua obra que, apesar de não ser vasta, não merece a injustiça de se ver reduzida à novela “Saudades”. Com efeito, há na história da literatura obras que acabaram por “aniquilar” o autor. É disso um bom exemplo “As aventuras de Pinóquio” do florentino Carlo Lorenzini (ou Carlo Collodi), pois não há quem não lhe conheça a criatura, enquanto poucos são os que o sabem como criador.
Apesar de assim não ser na relação Bernardim/Menina e Moça, o facto é que, não aniquilando o autor, esta novela o “tomou nos braços” até aos dias de hoje.
Para o mistério contribui ainda o facto de o texto original permanecer escondido sob o manto das suas três edições póstumas.
Nesta bruma densa que nos impede um acesso nítido à sua biografia, enxerga-se, no entanto, um louvável tributo que prestou à língua portuguesa, pois foi com ela que deu à estampa a sua arte, em contraciclo com os demais escritores palacianos da época, que optaram pela expressão castelhana.
Mais, o enigmático Bernardim, “énio de Camões”, faz questão de nos remeter à incerteza de saber se a obra “Saudades” é ou não uma prosa autobiográfica. Esconde as suas personagens atrás de anagramas, abrindo a suspeição da sua cumplicidade para com elas (veja-se, por exemplo, Binmarder como anagrama de Bernardim). Esconde-se ele próprio travestido de Menina e de Moça, a coberto de uma extensa “cantiga de amigo”.
Uma coisa é certa, Bernardim revela-se um admirador da matriz genética da mulher e presta-lhe um ousado tributo, numa época extremamente patriarcal. É uma Menina que toma para si a coita de amor, que sofre calada e que partilha com uma Dona errante igual desventura: apartamento, saudade, ausência, fatalismo, amor sofrido, afastamento da cousa amada. Sentimentos que só um coração feminino alcança na plenitude. É um par de Cavaleiros aventureiros, de ação, que tudo resolvem com o peso de uma espada afiada. E que matam, se preciso for, para resolver um problema. Por um lado, homens que derramam sangue e cedem à fúria cega da testosterona como única solução; por outro, mulheres que desembainham palavras e impulsos racionais para igual efeito. Amam e sofrem as mulheres, cortejam os homens com desamor viril.
No seu monologo, a Menina funde-se com a natureza e encarna o rouxinol que, tal como ela, sofre de exílio amoroso. Este sucumbe fulminado pela coita, “sorte” que não foi dada em igual medida à Moça chorosa.
Há aqui uma aparente contradição, quando é sabido que a ave é macho, pois só a estes é permitido o tão conhecido canto. Digo aparente, porque o que o autor nos vem dizer é que, baixado à sua condição natural, um macho (um homem) também chora de saudades.

Se a Língua Portuguesa é de Camões, a Alma Lusitana é de Bernardim. Um povo rendido ao fado e à mónada sentimental inscrita nas “Saudades”; uma forma de estar na vida sem correspondência planetária.

1 comentário:

  1. É também para isto que servem os blogues. Lembrar os maiores da nossa cultura. Concordo, um hino ao valor das mulheres através da arte da escrita.

    ResponderEliminar